O interior de Alagoas receberá o “Direitos Humanos na Estrada” nos dias 27 e 28 de maio, nas cidades de Penedo e União dos Palmares, respectivamente, às 14h. Maceió sediará o II Seminário de Defesa dos Direitos Humanos no dia 29 de maio, às 9h. As inscrições para os eventos estão abertas e são organizadas pela Comissão de Defesa dos Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas (OAB/AL). O convite é destinado a toda a sociedade civil.
Entre as palestras que serão ministradas no evento estão “Política Antimanicomial”, “Direitos Humanos, Racismo e Violência Policial” e “Produção Minerária e a Justiça Socioambiental: o Caso Braskem em Alagoas”. Diversas personalidades da área do direito estarão presentes. Para conferir o nome dos palestrantes e se inscrever, basta clicar aqui (https://www.oab-al.org.br/2024/05/oab-alagoas-promove-em-maceio-o-ii-seminario-de-defesa-dos-direitos-humanos/).
O presidente da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos da OAB/AL, Roberto Moura, enfatiza a importância da participação da população alagoana em seminários como esses, que expandem o conhecimento sobre a história dos Direitos Humanos em Alagoas, sua origem e a situação atual.
“O evento não se restringe à participação de estudantes e profissionais do direito. Qualquer pessoa pode se inscrever e participar. A ideia é possibilitar que todos tenham acesso a estudos práticos sobre os direitos básicos de todos os seres humanos. Nesta edição do seminário em Maceió, teremos, pela primeira vez, a entrega da ‘Placa Defensor dos Direitos Humanos’, um reconhecimento à luta por esses direitos essenciais”, destaca.
Abaixo, confira a programação completa nos três municípios:
DIA 27/05 – PENEDO
14h – Abertura
14h30 – História dos Direitos Humanos em Alagoas
15h30 Direitos Humanos, Imigração e Questão Indígena em Alagoas
16h30 Prova, Processo e Direitos Humanos
Por Assessoria OAB/AL
DIA 28/05 – UNIÃO DOS PALMARES
14h – Política Antimanicomial
16h30 – Direitos Humanos, Racismo e Violência Policial
DIA 29/05 – MACEIÓ – UNINASSAU
9h – Abertura
9h – Homenagem aos ex-presidentes da CDDH
10h – Entrega da Placa Defensor dos Direitos Humanos – José Moura Rocha
11h – Palestra Magna – “Os desafios dos direitos humanos para a advocacia no Brasil contemporâneo”
13h – Ecos da violência em Alagoas ontem e hoje
14h – Perspectivas e estratégias para o combate à violência policial em Alagoas
16h – Direitos Humanos e Unidades de Privação de Liberdade
18h – Produção minerária e a justiça socioambiental: o caso Braskem em Alagoas
20h30 – População em Situação de Rua em Alagoas
22h – Boteco dos Direitos Humanos
Encerramento