Belo Monte, no Sertão de Alagoas – Foto: Divulgação
A Justiça eleitoral encerrou, no último dia 09 de maio, o período de alistamento, transferência e revisão eleitoral em todas as unidades do Brasil. Na cidade de Belo Monte, no Sertão de Alagoas, o que deveria ser um procedimento comum acabou ganhando destaque, devido a grande quantidade de transferências e alistamentos eleitorais no município.
Conforme dados da 29 Zona Eleitoral, em Belo Monte de janeiro a maio deste ano foram realizados 449 alistamentos e transferências. O número chama atenção devido a quantidade populacional de Belo Monte, que, segundo o último censo realizado, possui cerca de 5.936 moradores.
A quantidade de transferências e alistamentos eleitorais totaliza quase 8% da população da cidade, apenas neste ano de 2024. Além disso, na última eleição Belo Monte já possuía mais de 4 mil eleitores.
“Essa situação assustou moradores da cidade, pois é um fato no mínimo inusitado. Foram mais de 150 transferências e quase 300 pessoas tirando o título eleitoral pela primeira vez em Belo Monte”, contou um morador de Belo Monte.
Por Política em Pauta