O prazo final é amanhã, dia (30) de abril. A campanha de vacinação contra a febre aftosa em Alagoas está chegando ao fim. Com a meta de imunizar 100% do rebanho bovino e bubalinos do estado, O Ministério da Agricultura e Pecuária não prorrogará o prazo e vale salientar que a vacinação é essencial pois possibilita que Alagoas avance junto com os demais que já receberam a autorização do Mapa para migrar para a zona livre da febre aftosa sem vacinação em 2025.
A vacinação, cujo prazo não será mais prorrogado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), é destinada a animais de todas as idades.
Antecipada por determinação do Mapa, a campanha teve início no último dia 15 de abril e, de acordo com a determinação ministerial, o índice mínimo exigido para a cobertura vacinal é de 90%. Segundo a Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas – Adeal, o Ministério da Agricultura determinou ainda que a declaração da vacinação seja concluída até o dia 15 de maio. Para isso, o criador deve procurar os escritórios da Adeal mais próximo ou fazer a declaração no sidagro-produtor.
A secretária de estado da Agricultura e Pecuária, Aline Rodrigues, ressaltou a importância do apoio dos produtores alagoanos nesse processo: “Contamos com o apoio dos produtores alagoanos para vacinar o rebanho. Quanto mais rápido vacinar e declarar, mais rápido a gente leva Alagoas para a zona livre da aftosa sem vacinação”.
“É muito importante que o criador alagoano, mais uma vez, faça sua parte neste processo, vacinando o rebanho até o dia 30 de abril e declarando na Adeal”, reforçou Marco Albuquerque, presidente da Adeal.
Com o prazo se aproximando, é fundamental que todos os criadores de bovinos e bubalinos em Alagoas ajam rapidamente para garantir a imunização de seus animais e contribuir para a conquista do status de zona livre da febre aftosa sem vacinação.