Colunista da Tribuna Independente, Roberto Baía foi um dos 25 homenageados na 20ª edição do Prêmio Odete Pacheco – Foto: Edilson Omena
A comunicação alagoana teve uma noite de festa, nesta quarta-feira, dia 06 de dezembro, quando aconteceu a 20ª edição do Prêmio Odete Pacheco da Comunicação.
A solenidade que aconteceu, na Casa da Indústria, no Farol, celebrou nomes de destaque no cenário jornalístico alagoano ao agraciar dezenas de personalidades da comunicação.
O Odete Pacheco premiou os profissionais que se destacaram em diversas categorias enaltecendo a contribuição valiosa para o cenário midiático e cultural de Alagoas.
De acordo com um dos idealizadores e promotores do evento, Marcus Assunção, foram selecionados 25 profissionais de uma indicação inicial de mais de 100 nomes em diversos segmentos da comunicação, evidenciando a riqueza e a diversidade de talentos em Alagoas.
Entre os homenageados, um convidado especial de renome nacional, o repórter Francisco José, com mais de 40 anos de experiência na Globo Nordeste.
Entre os alagoanos, destaque para o jornalista da Tribuna Independente, Roberto Baía, um dos nomes agraciados. Bastante emocionado, Baía afirmou estar com muito orgulho e satisfeito ao ser agraciado com o Prêmio Odete Pacheco, na sua 20ª edição.
“E essa alegria que sinto hoje é pelo reconhecimento ao trabalho que exerço no interior de Alagoas há quase 40 anos, como jornalista e radialista. Destaco o empenho do empresário Marcus Assunção que há 20 anos vem realizando esse Prêmio, que destaca os profissionais de comunicação que trabalham diariamente para levar aos alagoanos um jornalismo sério, com isenção e independência”, salientou.
Roberto Baía recordou o início da sua trajetória no jornalismo quando começou no agora extinto Jornal de Alagoas, ainda no início da década de 80. “Estive no dia a dia com jornalistas que são exemplos para a categoria como Valmir Calheiros, Romero Vieira Belo, Adelmo dos Santos, Ródio Nogueira, Jeferson de Moraes, entre outros tantos profissionais que me ajudaram e incentivaram, por meio do bom jornalismo, a ser o profissional de comunicação que sou hoje”.
Além de Roberto Baía, receberam o Prêmio Odete Pacheco, Alexandre Lino (presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais), Álvaro Brandão, André Monteiro (secretaria de Comunicação de Maragogi), Chico Brandão (fotógrafo), Chrystiane Gonçalves (TV Gazeta), Claudemir Araújo (Jornal Gazeta de Alagoas), Edvaldo Júnior, Erik Maia (TV Gazeta), Flávio Cansanção (Maceió 40°), Flávio Gomes de Barros (TV Pajuçara), Francisco José (repórter Globo Nordeste), Igor Pereira (comunicação da Assembleia Legislativa), Jerônimo Avelino, Joaldo Cavalcante (secretário de comunicação de Alagoas), João Mousinho (Rádio Jovem Pan FM), Lourdes Rizzato, Marquinhos Leão, Niviane Rodrigues (secretaria de comunicação de Maceió), Rejane Barros, Tâmara Albuquerque, Tony Santos, Wadson Régis, Wendell Palhares (secretário adjunto de comunicação de Alagoas) e Wilson Júnior (TV Pajuçara).
“Este ano, o Prêmio reuniu talentos de diferentes áreas da comunicação, promovendo uma celebração única que conecta e fortalece a rede de comunicadores”, destacou Assunção.
Conforme a organização do evento, o Prêmio Odete Pacheco tem uma trajetória de sucesso e continua a desempenhar um papel crucial na projeção da comunicação local em todo o Brasil, expandindo fronteiras e consolidando o Estado como um polo de talentos na área.
O Odete Pacheco conta também com a idealização e realização de Fafá Rocha, Leonardo e Marina Fortes, que seguem imortalizando grandes nomes da história da comunicação de Alagoas e do Brasil.
Prêmio Odete Pacheco da Comunicação
O Prêmio Odete Pacheco é uma iniciativa que reconhece e celebra a excelência na comunicação alagoana. Consolidado como um dos eventos mais importantes do setor no Estado, destaca profissionais que contribuem significativamente para a comunicação e cultura local.
Odete Pacheco, natural de Passo de Camaragibe, foi a pioneira do rádio alagoano, segundo o site Histórias de Alagoas, do jornalista Edberto Ticianeli.
Um dos primeiros trabalhos de Odete Pacheco foi na Rádio Difusora de Alagoas. Não demorou e seu trabalho passou a ser reconhecido pelo grande público e atingiu outros estados.
A radialista quebrou tabus, destruiu barreiras, abriu caminhos para que outras mulheres se animassem a trabalhar em rádio. Odete criou estilo e escola no rádio em Maceió.
Jorgraf
O evento foi prestigiado, entre outras personalidades, pelo presidente da Jorgraf (Cooperativa de Jornalistas e Gráficos do Estado de Alagoas), Paulo Gabriel e pela diretora comercial Marilene Canuto, que integrou a mesa de honra da cerimônia festiva.
O presidente da Jorgraf salientou que todos os que fazem a Jorgraf estão representados e sentem-se honrados na homenagem ao jornalista Roberto Baía. “Toda a equipe da Tribuna trabalha de forma séria, seguindo a linha editorial comprometida com o trabalho sério e cooperado”, assegurou.
O presidente da Jorgraf destacou ainda que dos 25 homenageados, sete já emprestaram a sua marca e seus talentos aos veículos da cooperativa dos Jornalistas e Gráficos de Alagoas (Jornal Tribuna Independente e Portal Tribuna Hoje). Gabriel fez questão de citar nominalmente esses profissionais: Álvaro Brandão, Erik Maia, Flávio Gomes de Barros, Igor Pereira, Lourdes Rizzato, Tâmara Albuquerque e Wendell Palhares.
Por Valdete Calheiros – colaboradora