Festival do Bumba Meu Boi se tornou um dos principais eventos do calendário cultural alagoano – Foto: Secult/AL
O governador de Alagoas, Paulo Dantas, e a secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa, Mellina Freitas, formalizam nesta sexta-feira (24) o apoio no valor de aproximadamente R$ 200 mil à Liga do Bumba Meu Boi para a realização da 30ª edição do Festival do Bumba-Meu-Boi. A solenidade está programada para ocorrer no Museu Palácio Floriano Peixoto, às 12h.
Os organizadores enfrentaram a possibilidade de cancelamento do evento devido à falta de repasse total de R$ 250 mil pela prefeitura de Maceió, que alegou restrições orçamentárias. Diante disso, a Liga buscou o suporte do Governo de Alagoas, e o aporte do Estado será destinado à infraestrutura do evento, já consolidado como tradição na capital alagoana. É esperada a presença de mais de 20 mil pessoas durante as apresentações, impulsionando não apenas a cultura, mas também a economia e a geração de empregos formais e informais no estado.
“A Secult está comprometida no fortalecimento das expressões culturais em Alagoas, incluindo a preservação desta festividade profundamente enraizada em nossa história. Neste ano, estamos empenhados em tornar o festival o maior de todos os tempos”, afirmou a gestora da pasta.
Festival Bumba Meu Boi
Desde 2004, a Liga Bumba Meu Boi realiza o festival, que se tornou um dos principais eventos do calendário cultural alagoano. Com quase 30 grupos participantes, o festival contribui para a geração de empregos e renda, direta e indiretamente, beneficiando aproximadamente 4,5 mil alagoanos.
Allan Victor, presidente, e Zé do Boi, secretário da Liga Bumba Meu Boi, lideram o projeto, que acontecerá este ano entre os dias 15 e 17 de dezembro, na Praça Multieventos, em Maceió.
Por Ryan Charles / Ascom Secult