A Assembleia Legislativa de Alagoas aprovou, na última terça-feira, 07, o projeto de lei ordinária nº 564/2023, que reconhece como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial a Cavalgada de Nossa Senhora do Bom Conselho.
O projeto, do deputado Ricardo Nezinho (MDB), foi aprovado por unanimidade em votação de 1º turno.
A Cavalgada de Nossa Senhora do Bom Conselho é realizada anualmente entre as cidades de Bom Conselho/PE e Arapiraca/AL, desde 2003. Segundo o deputado Ricardo Nezinho, o evento “faz parte da tradição religiosa e cultural do Estado, com o povo de Arapiraca refazendo o trajeto do fundador da cidade, Manoel André, no ano de 1864, trazendo a imagem de Nossa Senhora de Bom Conselho até a capital do Agreste alagoano”.
“Os participantes da Cavalgada saem de Bom Conselho, em Pernambuco, no dia 31 de janeiro, e chegam em Arapiraca no dia 2 de fevereiro, quando entregam a imagem da santa para a igreja, marcando assim o início da procissão”, explicou o parlamentar, lembrando que durante o percurso de cerca de 100 quilômetros, a imagem de Nossa Senhora do Bom Conselho passa de mão em mão.
“Nesse sentido, solicitamos que esta Casa acolha a presente proposição legislativa, que tem em seu conteúdo as aspirações da sociedade alagoana”, concluiu o deputado sobre seu projeto de lei, que precisa passar por mais uma votação para ser aprovada.