ALE entrega título de cidadão honorário ao político Eduardo Campos (In memorian)

Compartilhe

Comenda foi entregue à esposa e filhos do economista e político pernambucano – Foto: Edilson Omena

Durante uma sessão especial na Assembleia Legislativa do Estado (ALE), na manhã desta segunda-feira (16), o presidente da Casa, o deputado Marcelo Victor, e o deputado estadual Inácio Loiola, ambos do MDB, homenagearam o economista e político Eduardo Henrique Accioly Campos (In memorian) pelas suas contribuições de relevante interesse social para o desenvolvimento do Estado de Alagoas.

O deputado estadual Inácio Loiola disse que a homenagem é importante, pois Eduardo Campos foi um dos grandes políticos que o Nordeste Brasileiro teve. “Ele contribuiu de forma direta para o desenvolvimento de Alagoas, seja como deputado estadual, federal, ministro da ciência de tecnologia e governador do estado [Pernambuco] por duas vezes. Costumo dizer que ele foi um grande político que o povo brasileiro não teve prazer de eleger como presidente da República. Tenho certeza que, com sua visão e seu espírito de luta e visão estadista, o Brasil seria outro, então nada mais justo a gente hoje reconhecer aquele que foi um grande nome da nossa política”, ressaltou o parlamentar.

Loiola acrescentou ainda que com a criação e o ensinamento de Eduardo Campos repassados aos filhos, eles são homens e mulheres de bem. “A maior escola que se existe é a de casa, o que se aprende em casa dificilmente esquece. A verdade é que da maneira que ele criou, eles irão representá-lo muito bem. Eduardo Campos não foi sepultado, ele deixou raízes e foi plantado”, finalizou.

Para João Henrique Campos (PSB), prefeito de Recife (PE) e filho de Eduardo, a homenagem ao pai é de extrema importância. “Gostaria muito de agradecer aos autores dessa homenagem. Ele não está aqui, mas sei que segue muito feliz, mesmo 12 anos depois de sua partida receber este título. Meu pai entregou a vida dele à causa pública. Trabalhou muito pelo Nordeste, em especial pela educação de Pernambuco e Alagoas. Ele transformou o Sertão de Pernambuco com grandes obras e isso inspirou muita gente. Muito do que ele fez foi implementado em Alagoas e outros estados vizinhos. Ou seja, a história dele está marcada na política do país. Seguir os passos dele é gratificante, tenho como inspiração. Quem acredita em uma política séria e boa tem Eduardo Campos como inspiração, isso não pertence só a minha família, mas a todos que trabalham com a boa política”, ressaltou o prefeito da capital pernambucana.

Filho de Eduardo ressalta o legado do pai e o orgulho de ter herdado a política do bem deixada por ele (Foto: Edilson Omena)



O deputado estadual do PSB e presidente do PSB/PE, Sileno Guedes, acompanhou a solenidade e disse que a homenagem é justa. “É um reconhecimento da figura humana que foi Eduardo e sobretudo sua contribuição para a política. Ele deixou um legado de muito trabalho com seriedade e comprometimento, em especial com aqueles que mais precisavam. Temos nele a figura de um político que fez seu trabalho de forma séria. E ele receber essa homenagem em um estado vizinho é muito interessante – Pernambuco teve a oportunidade de conviver e conhecer seu trabalho como governador e a parceria com Alagoas é especial. Ficamos muito felizes em receber este tipo de homenagem’’.

O presidente da Academia Alagoana de Letras, Alberto Rostand Lanverly, abriu a solenidade falando quem foi Eduardo Campos, enumerando suas contribuições e lamentou o fatídico acidente que tirou a vida do político. “Ele viveu de forma intensa e fez uma boa política, então este título de Cidadão Honorário de Alagoas tem mesmo que ir para os braços da esposa, filhos, netos e amigos de Eduardo Campos”.

Paula Dantas; médica; secretária da Primeira Infância; filha do governador de Alagoas, Paulo Dantas; e presidente do PSB/AL disse que tudo que está vivendo em sua vida política tem ligação direta com a família Campos, já que ela se inspira na boa política. “Me inspiro não só na política boa, mas me inspiro em seus filhos que lutam pelos que mais precisam. O legado que estão deixando é lindo e sei que isso é orgulho para Eduardo Campos. Me coloco à disposição de Pernambuco para continuar este trabalho de forma honesta”, ressaltou Paula Dantas.

O deputado federal por Pernambuco Pedro Campos (PSB), também filho de Eduardo, agradeceu às homenagens prestadas ao pai. “Obrigado por persistir (Inácio) nessa honraria mesmo 10 anos após ela ter sido aprovada e não ter desistido. Nossa família agradece este dia de hoje. Estamos celebrando a vida de Eduardo, do Nordeste, do povo alagoano. Para mim é de fato uma honra. Enquanto cidadão brasileiro, Eduardo teve a oportunidade de ser Ministro da Ciência de Tecnologia [de 2004 a 2005] – foi pouco mais de um ano e seis meses, porém como ele vivia intensamente, fez muito. Hoje no Dia Nacional da Ciência e Tecnologia, ressalto as conquistas do governo do presidente Lula nesta pasta com meu pai como a Lei da Biossegurança, que tem avançado na pesquisa com células tronco e cura de doenças que antes falavam que seria impossível, bem como o Marco na Inovação, a Política Nacional de Biocombustíveis e outras, isso foram conquistas sob seu comando”.

Participaram da solenidade Renata Campos e os filhos, João Henrique, Pedro Campos, Miguel Campos e Maria Eduarda, além de autoridades políticas de Alagoas e Pernambuco

Por Tribuna Hoje

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *