Encosta em Cruz das Almas recebe tecnologia de proteção e moradores deixam o medo para trás

Compartilhe

Obra de proteção de encosta é concluída no bairro Cruz das Almas – Foto: Felipe Sóstenes / Secom Maceió

Sem medo, agora os moradores do bairro Cruz das Almas podem dormir tranquilos após o fim da execução da obra de proteção de encosta na região que dá acesso à grota do Arroz. A aplicação da tecnologia de geocomposto garantiu mais segurança aos moradores, que conviviam com o constante medo de deslizamentos.

“Quando chovia, a gente sentia muito medo. Ficava todo mundo acordado com medo da barreira ceder em algum momento, mas agora a gente dorme tranquilo”, disse Dayane da Silva Miliano, moradora da região. “Quando chove eu nem ligo mais”, completou aliviada.

No local foi aplicado geocomposto, seguido de uma cobertura de concreto jateado, proporcionando uma proteção duradoura e segura para quem mora na área de risco. Além de ser uma técnica de menor custo financeiro e com tempo de execução mais rápida, proporciona maior agilidade em proteger a estrutura do talude (terreno em declive).

Para Thales dos Santos, morador do bairro e dono de uma barbearia localizada em frente à encosta, a intervenção trouxe mais tranquilidade. “Tanto para a gente que mora aqui embaixo, quanto para quem mora em cima foi só benefício. Agora, ficamos muito mais tranquilos, sem medo de cair a qualquer momento. É a primeira vez que a gente vê um serviço como esse sendo feito aqui”, afirmou.

A intervenção no bairro faz parte de um grande plano de obras de proteção e contenção de encostas, realizado com objetivo de levar mais segurança para a população de locais que apresentam risco de deslizamento de massa.

A Prefeitura de Maceió já aplicou a mesma tecnologia nos bairros Fernão Velho, Chã da Jaqueira, na Avenida Leste-Oeste e também na Grota do Pau D’Arco.

A engenheira da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra), Alicia Carolina Lourenço, responsável pelas obras de contenção e proteção de encostas, que estão sendo realizadas na capital, explicou como funciona a tecnologia.

“A utilização do geocomposto em obras de proteção de encosta vem como uma solução mais rápida e eficiente para locais que apresentam risco de deslocamento de massa em período de chuva. É dessa forma que conseguimos chegar a mais pontos críticos de uma forma mais eficaz e atendendo as necessidades da comunidade”, informou.

Em outros locais onde o solo apresenta uma declividade mais íngreme, como Chã de Bebedouro, Morada dos Palmares, Grotas da Alegria, Campo Alegre e Macaxeira, a Seminfra tem utilizado tecnologias de soluções mistas definitivas para a contenção de áreas de encostas, também com o objetivo de garantir a segurança dos moradores dessas localidades.

Por Ascom Seminfra

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *