Deputada Fátima Canuto – Foto: Igor Pereira / Ascom ALE
A deputada estadual Fátima Canuto vai promover uma Sessão Especial para discutir sobre o câncer de mama em Alagoas, em alusão à campanha Outubro Rosa, na próxima segunda-feira (16), às 14h, no Plenário da Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE). Na ocasião, a parlamentar também vai entregar o Título de Cidadão Honorário ao renomado mastologista paulista, dr. Alfredo de Barros. Estarão presentes na solenidade autoridades, médicos, representantes de instituições e sociedade civil.
O combate ao câncer é uma das principais pautas do mandato da deputada estadual Fátima Canuto. Além de ser casada com o médico oncologista e cirurgião, Drº Renato Rezende, Fátima Canuto foi uma das responsáveis pela reabertura da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Alagoas, instituição que presidiu por vários anos, chegando a ser também presidente da Rede Nacional.
Representando a instituição, junto a outras entidades, lutou por avanços e garantiu conquistas na luta contra o câncer no Brasil, como a Lei da Mamografia, a Lei dos 60 dias e a da legislação que garante a reconstrução mamária.
No primeiro mandato como deputada estadual, Fátima Canuto aprovou leis de extrema importância para a causa do combate ao câncer, como a Lei Nº 8.698/2022, que institui a Política Estadual de Prevenção, detecção precoce e início do tratamento do câncer de mama em Alagoas e a Lei Nº 8.531/2021, que institui a Política de Atenção Integral à Saúde da Mulher.
Título de Cidadão
Alfredo Carlos Simões Dornellas de Barros nasceu em São Paulo e foi criado em Marialva, no Paraná. Atualmente, é um dos principais nomes da oncologia feminina no país. De acordo com a parlamentar, o médico será homenageado com o objetivo de agradecer por toda dedicação aos avanços no tratamento do câncer de mama no Brasil. “É uma honra para a Assembleia Legislativa homenagear um médico tão comprometido com o avanço do tratamento do câncer, um dos principais nomes que temos. Essa é uma forma de parabenizar e agradecer por todo serviço prestado e o título de Cidadão Honorário é mais do que merecido”, afirmou Fátima Canuto.
Graduado pela Faculdade de Medicina da USP (1977), Residência em Ginecologia e Obstetrícia no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (1978-1986). Pós-graduação e Doutorado pela Faculdade de Medicina da USP (1987). Professor Livre-Docente de Ginecologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (2000). Presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia (1998 – 2001), da Federação Latino-americana de Mastologia (2001- 2003), Professor Titular da Faculdade de Medicina de Santo Amaro (1994 – 2008). No Hospital Sírio Libanês foi responsável pela Residência Médica em Mastologia no período de 2008 a 2017. Membro Honorário da Academia de Medicina de São Paulo e Membro do Conselho Científico Internacional da Senologic International Society. Atualmente é Coordenador de Residência Médica em Mastologia no Hospital Beneficência Portuguesa, Professor de Pós-graduação da Faculdade de Medicina da USP (Disciplina de Fisiopatologia Experimental), Professor Colaborador da Disciplina de Topografia Estrutural Humana da Faculdade de Medicina da U
SP, Presidente do Instituto Grupo de Estudos de Mastologia e proprietário da Clínica Prof. Alfredo Barros
Por Assessoria.