Brinquedoteca do HEA tem programação do mês das crianças em abrigos e comunidades

Compartilhe

Além das oficinas e atividades no Hospital de Emergência do Agreste

A Brinquedoteca Alegre e Brinque do Hospital de Emergência do Agreste Dr. Daniel Houly surgiu em 2019 como um projeto de extensão e hoje faz parte da rotina do hospital e das comunidades que seus brinquedistas visitam. As comemorações do dia das crianças deste ano se estenderão ao longo do mês percorrendo 15 comunidades de Arapiraca, os abrigos do município e cidades vizinhas. Além disso, os plantões da brinquedoteca terão atividades recreativas em comemoração a data.

O espaço foi pensado para realizar atividades lúdicas em um espaço planejado junto às crianças que se recuperam na unidade no intuito de contribuir na recuperação dos pacientes e reduzir o sofrimento causado pela internação, além de garantir o acesso da criança ao brincar. A sala conta com diversos recursos pedagógicos, livros, jogos, bonecos, fantasias, todos à disposição da criança durante os plantões. A brinquedoteca também realiza atividades temáticas em datas comemorativas, como páscoa, dia das mães, dia do servidor público, dia do combate à exploração infantil. O Dia das Crianças e o Natal são momentos em que os brinquedistas se dividem em diversas ações nas comunidades, abrigos, escolas, apresentações sobre o natal, que deram ao projeto uma projeção maior, fazendo com que ganhassem, em 2022, o segundo lugar do Prêmio Melhores do Ano, na categoria ONG.

Para a assistente social e uma das idealizadoras do projeto, Fran Pereira, o crescimento da Brinquedoteca se dá devido ao empenho dos voluntários que se dedicam para levar alegria às crianças. “Ganhou dimensão, eu acredito, pelo amor, carinho e zelo que muitos brinquedistas têm. Inclusive, dos 25 que iniciaram, a gente ainda tem 10 que ainda permanecem, que na época eram estudantes, hoje já são profissionais, mas ainda permanecem fortalecendo e evoluindo o projeto, Eu acredito que o projeto evolui pelo amor em fazer cada ação e por sairmos alimentados com o sorriso de cada criança”, reflete.

O projeto foi iniciado com o apoio da instituição hospitalar que disponibilizou um técnico para acompanhar as atividades iniciais, dois professores de uma faculdade particular de Arapiraca e 20 alunos envolvidos no projeto de extensão. Para a construção do espaço e transformação do ambiente hospitalar em lúdico, o projeto contou com o apoio de 51 empresários arapiraquenses. Hoje a Brinquedoteca conta com um grupo maior que se divide nos plantões pela manhã e tarde, de segunda à sábado.”É um espaço que é encantador, que alivia a dor da criança no ambiente que é fora do normal dela. Aquele ambiente que seria de dor, torna-se um ambiente agradável e que ela quer retornar, pedindo pra mãe quando adoecer ir aquele local, então o local que era escuro passa a ser alegre”. Entre os parceiros do projeto, a assistente social destaca as escolas particulares que em datas como Dia das Crianças e Natal abrem as portas para que os brinquedistas dialoguem com as crianças de maneira lúdica sobre a importância da doação de brinquedos.

Inaugurada em 2019, a Brinquedoteca Alegre e Brinque já atendeu mais de 1600 crianças internadas no HEA, só em 2022, 624. O impacto das ações é ainda maior nas comunidades, durante as visitas dos voluntários nesses quatro anos, mais de 10 mil crianças participaram de alguma atividade promovida pela brinquedoteca.

Fonte: Jornal de Arapiraca / Lysanne Ferro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *