ONU oferece bolsas de estudo sobre direitos humanos para indígenas e quilombolas

Compartilhe

Programa de estudos do Escritório do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos (ACNUDH) recebe inscrições até 30 de outubro de 2023.

Realizado na sede do ACNUDH em Genebra, na Suíça, o programa terá duração de 4 semanas, previsto para o verão de 2024. 

Lançado em 1997, o programa internacional de estudos será ministrado em 5 idiomas: português, inglês, espanhol, francês e russo.

Programa de Bolsas de Estudo para Indígenas e Quilombolas foi criado em 1997 pelo Escritório do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos (ACNUDH) no contexto da Primeira Década Internacional dos Povos Indígenas do Mundo.

O objetivo do programa é dar aos Povos Indígenas & Quilombolas a oportunidade de aprender sobre o trabalho das instituições e dos mecanismos da ONU que tratam dos direitos humanos em geral e das questões dos Povos Indígenas em particular. Os participantes que concluírem este programa estarão mais aptos para ajudar as suas organizações e comunidades a proteger e promover os seus direitos.

O programa de estudos, previsto para o verão de 2024, terá duração de 4 semanas, e será ministrado em 5 idiomas: português, inglês, espanhol, francês e russo. 

As inscrições serão aceitas até o dia 30 de outubro de 2023 (novo prazo!). O formulário de inscrição está disponível abaixo.

Quem pode se inscrever no programa?

  • O(a) candidato(a) deve ser indígena ou de uma comunidade quilombola (pessoas não indígenas não serão levadas em consideração, mesmo que tenham vínculos estreitos com comunidades e/ou organizações indígenas).
  • A idade não deve ser uma limitação para a participação no programa.
  • A educação formal não deve ser uma limitação à participação no programa, dadas as barreiras socioeconômicas enfrentadas por muitos povos indígenas que limitam o acesso a instituições educacionais formais.
  • O(a) candidato(a) deve concordar em treinar outros indígenas e/ou quilombolas após o retorno às suas respectivas comunidades/organizações.
  • O(a) candidato(a) deve ser proposto e sua candidatura deve ser apoiada por sua organização, ou comunidade indígena/quilombola. É desejável que a organização apoiadora tenha uma base sólida de membros e que seja representativa.
  • O(a) candidato(a) deve ter um bom conhecimento prático do idioma em que o programa é ministrado.

Orientações: 

O formulário de inscrição consiste em duas partes:

  1. A primeira parte deverá ser preenchida e assinada pelo candidato.
  2. A segunda parte deverá ser preenchida, assinada e carimbada pela Organização/Associação Indígena/Quilombola ou preenchida e assinada pelas lideranças da Comunidade Indígena/Quilombola.

Tendo em vista o elevado número de inscrições recebidas, recomendamos fortemente que envie o seu formulário, bem antes do prazo, para o e-mail: joanderson.gomesdealmeida@un.org, com cópia para: ohchr-fellowship@un.org.  

Além deste formulário de inscrição, o candidato(a) deverá enviar (em um único PDF) os seguintes documentos: 

I – Uma carta de recomendação da Organização/Associação ou Comunidade Indígena/Quilombola que o(a) indicou;

II – Cópias: Passaporte*, RG, CPF, comprovante de residência (Todos válidos);

III – Uma carta de motivação do candidato(a);

IV – Currículo (CV).

* O(a) candidato(a) não necessita apresentar o passaporte no ato da inscrição. Porém, caso seja selecionado(a), o candidato(a) deverá apresentar a documentação quando solicitado. 

Observação: Formulários incompletos ou fora do período de inscrição não serão levados em consideração.

Saiba mais:

Para obter informações mais detalhadas, visite a página do programa: https://www.ohchr.org/es/about-us/fellowship-programmes/about-programme (em espanhol). 

Formulário de inscrição em português:

Portuguese, BR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *