Silvio Camelo parabeniza Rádio Difusora pelos seus 75 anos

Compartilhe

O deputado estadual e líder do Governo na Assembleia Legislativa, Silvio Camelo (PV), parabenizou a Rádio Difusora de Alagoas pelos 75 anos de fundação. A homenagem foi feita em forma de discurso proferido pelo parlamentar na sessão plenária da última quinta-feira (14).

A emissora, pioneira na radiodifusão em Alagoas, comemora aniversário neste sábado, 16 de setembro, data da Emancipação Política de Alagoas, quando há 206 anos o Estado deixou de pertencer à Capitania de Pernambuco.

O deputado, ao final da sessão, destacou o pioneirismo da emissora pública integrante do Instituto Zumbi dos Palmares (IZP), pelos seus 75 anos de fundação. “A Rádio Difusora é pioneira, e dezenas de radialistas profissionais do Estado passaram por lá”, disse o líder do Governo, lembrando que ela foi a primeira a fazer uma transmissão ao vivo de uma partida da Copa do Mundo para Alagoas.

“Parabenizo a diretora, Cristina Brito, o governador Paulo Dantas e todos os seus profissionais por essa rádio de vanguarda, na pessoa do grande radialista Edécio Lopes”, enalteceu Silvio Camelo. Ao encerrar, ele sugeriu que os parlamentares assinassem um requerimento parabenizando a rádio.

Inaugurada em 16 de setembro de 1948, pelo então governador Silvestre Péricles de Góes Monteiro, a emissora, apelidada carinhosamente de “Caçula das Américas”, destacou-se por ser a primeira do Estado a ter estrutura técnica e artística organizada e autorização para funcionar.

COMEMORAÇÃO

Para comemorar a data, a direção do IZP, que tem na presidência Robson Calheiros, ofereceu um almoço para os funcionários do Instituto, que congrega, além da Difusora, a Rádio Educativa FM, a TV Educativa (canal 3.1/Cultura) e o Espaço Cultural Linda Mascarenhas.

Segundo Robson Calheiros, a Difusora sempre foi celeiro de talentos, ao longo da sua trajetória de sete décadas e meia. “Pelos estúdios da Difusora já passaram os principais radialistas de Alagoas, a exemplo os saudosos Edécio Lopes, Vacil Barboso e Sabino Romariz, além de Odete Pacheco”.

HISTÓRICO

As primeiras palavras pronunciadas na Rádio Difusora foram do ex-governador Silvestre Péricles de Góes Monteiro: “Está no ar a ZYO-4, Rádio Difusora de Alagoas. Já não somos a zona de silêncio do Brasil”. Desde então, vários nomes da cena alagoana dirigiram a emissora, entre eles Mário Marroquim, Alberto Jambo, José Renato de Holanda, Djalma Falcão, Castro Filho, Rolan Benamor, Padre Humberto, Jayme de Altavila, Josué Júnior, Januário Procópio, Guilherme Braga, Arnoldo Chagas, Arlindo Chagas, José Maria Davi, Rodrigues de Gouveia, Floracy Cavalcante, Ciridião Durval, Rômulo Uchoa, Cláudio Alencar, Jurandir Tobias, Pedro Macedo, Ricardo Vitório, Augusto César e Edécio Lopes.

Por Ricardo Rodrigues – colaborador com Tribuna Independente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *