Os trabalhos de Educação para o Trânsito, Fiscalização e Infraestutura da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Arapiraca foram destaques no I Encontro de Coordenação de Órgãos do Sistema Nacional de Trânsito de Alagoas.
O evento foi realizado pelo Conselho Estadual de Trânsito (Cetran/AL), em parceria com a Comissão de Mobilidade Urbana da Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas. (OAB/AL).
Dentro da programação do Encontro, a SMTT Arapiraca também foi considerada como referência pela movimentação positiva no Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans).
Durante a programação na sede da OAB, em Maceió, o superintendente-adjunto da SMTT Arapiraca, Alberto Peixoto, apresentou a extensa lista de ações da autarquia durante este mês de setembro, marcando, principalmente, a Semana Nacional do Trânsito.
“Temos ações tanto nas escolas, nas empresas, assim como nas ruas de Arapiraca. São atividades que acontecem durante o ano, mas intensificamos este mês por causa da Semana Nacional do Trânsito. Educação, fiscalização, melhorias na infraestrutura. Tudo isso está diretamente ligado ao foco principal: salvar vidas!”, disse Alberto.
A SMTT Arapiraca também foi representada pela assessora técnica da SMTT e conselheira do Cetran/AL, Elisângela Chaves.
EDUCAÇÃO – As atividades educativas acontecem nas escolas para fazer os alunos serem agentes multiplicadores em casa, na rua e entre familiares.
As palestras sobre direção defensiva tiram as dúvidas dos adultos habilitados a respeito de situações na rotina do tráfego.
Além disso, de maneira inédita, a SMTT realizou, em parceria com a Uninassau Arapiraca, uma “Blitz Psicológica” para descobrir como andam as emoções dos condutores que trafegam nas ruas de Arapiraca. Diante de um questionário, os condutores refletiam sobre como as emoções podem afetar no comportamento no trânsito.
Para o superintendente da SMTT, Josenildo Souza, os trabalhos estão cada vez mais diversificados para atender a crescente demanda na segunda maior cidade de Alagoas. “Sendo referência nestes serviços oferecidos à população, a SMTT Arapiraca não para. Dia e noite pensamos e agimos para evitar acidentes, conscientizando as crianças e os adultos e ordenando o tráfego por meio dos competentes agentes de trânsito. É um trabalho árduo, mas que vale a pena pelo resultado, que é salvar vidas”, explicou Josenildo.
Por Assessoria