Ao lado de Dom Hildebrando, comunidade inicia campanha para reforma da primeira igreja de Arapiraca

Compartilhe

Foto: Roberto Baía

Fundada em 1864, a primeira igreja de Arapiraca foi construída por Manoel André e por muitos anos foi a matriz da cidade. Com o crescimento da cidade, a igreja localizada no Calçadão do centro, se tornou pequena para a quantidade de fiéis. Assim, a Concatedral Nossa Senhora do Bom Conselho foi construída e a igreja matriz passou a ser o Santuário do Santíssimo Sacramento. 

Foi nessa igreja que o bispo emérito Dom Hildebrando celebrou sua primeira missa em Arapiraca, a convite do Padre Epitácio Santos, em 1953. Dom Hildebrando, no auge dos seus 97 anos, lidera a campanha pela reforma e restauração para preservar a história da fé em Arapiraca. 

O prédio bastante antigo precisa passar por algumas reformas, de acordo com Paulo Leão, um dos integrantes do grupo que está tentando viabilizar a reforma da igreja. Os estudos e orçamentos estão sendo feitos para serem apresentados ao prefeito Luciano Barbosa, junto com uma carta de Dom Hildebrando que pede a participação do poder público nesta obra. 

Dom Hildebrando tem bastante experiência quando o assunto é campanha para levantar fundos para as obras da igreja. Recém chegado em Arapiraca, acompanhou as obras iniciais da Concatedral e percebeu que havia algo de errado. Com a ajuda do Monsenhor José Soares, de Penedo, conseguiu identificar os problemas estruturais da obra que corria risco de desabar. Para arrecadar fundos para retomar a obra do zero, o segundo pároco na época, criou a campanha “Construir e comunicar” que circulava nas rádios e aos finais das celebrações. 

A experiência de Dom Hildebrando em Aracaju, que transformou a Igreja Nossa Senhora do Rosário em Santuário, foi trazida para Arapiraca, após se tornar bispo emérito. Com o bispo, a antiga igreja matriz passou a ser Santuário do Santíssimo Sacramento, onde ele celebra até hoje. 

Fonte: Jornal do interior/ Lysanne Ferro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *