Secretaria de Saúde de Arapiraca confirma morte de menino por meningite pneumocócic

Compartilhe

Upa Noel Macedo – Foto: Agência Alagoas

A Secretaria de Saúde de Arapiraca confirmou a morte de um menino de 4 anos por meningite pneumocócica. A confirmação foi feita após resultado do exame de biologia molecular realizado em São Paulo, através do Instituto Adolfo Lutz.

A criança morava no município e apresentou inicialmente enjoos e febre no dia 20 deste mês. A família levou a criança para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Noel Macedo por volta de 17h do mesmo dia, com dor abdominal, diarreia sem sangue, vômitos fraqueza e febre. No entanto, a situação evoluiu para um quadro mais greve com crises convulsivas.

“Por volta das 20h paciente evoluiu com taquicardia supraventricular com reversão da arritmia após as intervenções médicas, porém cursou logo após com Parada Cardiorrespiratória sendo realizadas Intubação Orotraqueal e manobras de reanimação por 60 minutos. Paciente evoluiu para óbito às 21:19”, diz trecho de documento do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS).

Segundo a avó da vítima, ele não tinha nenhuma comorbidades, histórico de Traumatismo Crânio Encefálico ou histórico de crise convulsiva nem doença neuropsiquiátrica.

O CIEVS informa que segue monitorando e ressaltou que a vacinação é a melhor forma de prevenir as meningites. Veja nota.

“O órgão ressalta todos os indivíduos são susceptíveis à meningite Pneumocócica sendo as crianças menores de cinco anos de idade e os idosos os grupos de maior risco de adoecimento. O CIEVS Arapiraca segue em constante monitoramento e reforça que a melhor prevenção contra as meningites é a vacinação, disponível através do SUS. A Coordenação de Doenças Imunopreveníveis e Imunização reforça que todas as vacinas do calendário nacional de imunização do Ministério da Saúde estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde!”.

Por Tribuna Hoje com agências

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *