A cidade de Arapiraca vai sediar, a partir desta quarta-feira (30), a primeira edição da Jornada Inclusiva, tendo como local o auditório do Senac, no bairro Brasiliana. O evento tem o apoio da Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria de Cultura, Lazer e Juventude, e será um momento de incentivo à literatura inclusiva e à acessibilidade.
A Jornada Inclusiva também conta com o apoio da parceria com a Fundação Dorina Nowill Para Cegos, Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Senac/Arapiraca e de empresas locais. “A Secretaria de Cultura de Arapiraca não poderia deixar de apoiar um evento com tamanha importância. Em nossa Biblioteca Municipal, contamos com o espaço do setor braille, que se destaca na inclusão desse sistema de escrita e leitura e oferta de grande acervo literário em braille para a população, disponível gratuitamente”, diz ela.
O evento foi articulado pelo gerente setorial do setor braille e articulador local do projeto Rede Leitura, Lucas Farias, e ele destaca a importância do evento. “Nunca houve um evento desse porte aqui. É de extrema importância, cada palestra e oficina dará certificado, então é importante que as pessoas participem”, convida.
A abertura do evento está marcada para as oito horas, com a palestra “Leitura Acessível e Inclusiva”, com Ewerton Correia, da Rede de Leitura Inclusiva da Fundação Dorina Nowill e a palestra de Daniel Cícero, da Ufal.
A programação segue às 14 horas, com rodas de conversas até o final da tarde. Na quinta-feira, 31, a partir das 8h30, tem início uma série de oficinas, voltadas para autodescrição, Libras e tecnologias inclusivas.
Por Assessoria