A 10ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas começou na sexta-feira (11) e vai até 20 de agosto, das 10h às 22h. Esta edição é uma realização conjunta da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e do Governo do Estado. Este ano, e a nação homenageada é a Argentina.
O vice-governador Ronaldo Lessa celebrou o retorno do maior evento literário de Alagoas após a pandemia do Covid. No âmbito das produções, elogiou a Imprensa Oficial Graciliano Ramos por seu apoio e investimento nos valores culturais de Alagoas durante esta bienal.

“Em nome do governador Paulo Dantas, quero parabenizar todas as pessoas que contribuíram para a concretização deste evento tão significativo. Prestar homenagem à nossa parceira, a Ufal, por meio do reitor Josealdo Tonholo; ao ministro da Pesca e Aquicultura, presente aqui, André de Paula, representando o presidente Lula, que resgatou no nosso país o apreço pela vida e pela cultura. Homenagear o povo alagoano e o povo latino-americano, representado pela cônsul-geral da Argentina em Recife, Julieta Grande”, realçou.

Ronaldo Lessa destacou ainda que “o Governo de Alagoas está investindo na disseminação da poesia, da prosa, da arte como um todo, inclusive em trabalhos científicos e técnicos da Fapeal. Investir em ciência, tecnologia e cultura é o que pavimentará o desenvolvimento de nosso Estado e país. Esse é o rumo percorrido pelo governador Paulo Dantas e nossa equipe. Não haveria Bienal sem o público leitor. O papel do Estado e da Ufal é reconhecer que têm a responsabilidade de realizá-la”.
Sobre o evento
Na estrutura da Bienal, ao longo de dez dias, o Centro de Convenções abrigará 130 estandes literários, enriquecidos com a participação de mais de 400 editoras. Durante esse período, estão programados cerca de 300 lançamentos de livros, sendo 100 de autoria da Editora da Universidade Federal de Alagoas (Edufal), e autores independentes.

A coordenadora-geral do evento, Sheila Maluf, lembrou que a programação é extensa, abrangente e favorece públicos de todas as faixas etárias. “O objetivo é mergulhar os visitantes no universo encantado da leitura e da literatura. Muitos convidados e autores de renome estarão presentes na Bienal”, destacou Sheila.

Ela disse ainda que é essencial consultar o site www.bienaldealagoas.com.br. E que muitas escolas já agendaram visitas para conhecer a Bienal e adquirir livros. “Nosso público estudantil é composto por aproximadamente 50 mil crianças e jovens”, concluiu a coordenadora.
Redação com Assessoria