A festa hoje em Alagoas tem nome. É uma das maiores referências em evento artístico e cultural do interior do Estado. Seu nome? Baile da Chita.
É neste dia que a cidade de Paulo Jacinto abre os braços para o acolhimento. Seu povo se enche de orgulho e promove a troca de abraços entre os nativos e visitantes, encantados com uma população que sabe receber bem.
O Baile da Chita é bem mais que uma marca para os paulojacintenses. É, na verdade, Patrimônio Histórico, Artístico, Cultural e Imaterial do Estado.
É a festa do pertencimento de um povo que se orgulha da luta serena, tranquila, criativa, inteligente e pra lá de animada, que foi criada pela sociedade para conquistar a emancipação política do lugar há 71 anos.
Uma luta que tem uma particularidade muito especial, como narra em vídeo a diva paulojacintense Leureny Barros, estrela do meio artístico alagoano e eterna rainha do Baile da Chita. Veja o vídeo institucional da Prefeitura da cidade:
Enfim, hoje, sábado, 29 de julho, é dia do baile. Mas, a festa começou ontem, em praça pública, e segue até este domingo dia 30, com atrações musicais para todos os gostos.
Que a alegria e a confraternização dos paulojacintenses sejam o ponto alto do evento, em respeito a história e a luta de cada idealizador da grande festa do interior alagoano.
Evoé, Paulo Jacinto… Terra do Baile da Chita!
Por Marcelo Firmino