Dados pluviométricos, coletados pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural de Arapiraca, apontam que, de janeiro até 23 de julho deste ano, já choveu na Capital do Agreste mais de 90% da média acumulada até o mês de setembro.
Conforme revela o engenheiro-agrônomo João Batista, que monitora os dados pluviométricos, registrados pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural da Prefeitura de Arapiraca, até o dia 23 de julho já choveu 826,81 milímetros.
A informação tem com base a série história de 1971 até 2023. A média anual, de janeiro a setembro, em Arapiraca, é de 908,98 milímetros de chuvas.
O levantamento mostra que, no mês de junho de 2023, foi registrado o acumulado de 264,75 milímetros, ou seja, 78% a mais em relação à média mensal de junho, nos últimos 52 anos.
Ainda de acordo com o responsável técnico pelos dados pluviométricos coletados da SMDR, este ano, o mês que teve menos chuvas foi fevereiro, com o registro de apenas 50,00 milímetros.
Os dados coletados, ao longo dos anos, com as médias históricas diárias, mensal e anual, servem de projeção para as ações de várias secretarias e órgãos do governo municipal, a exemplo da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Secretaria de Infraestrutura, Serviços Públicos, entre outros setores, no trabalho diário, executado pelas equipes da Prefeitura de Arapiraca.
Por Assessoria