A pecuária de Alagoas vive a sua melhor fase. Na próxima quinta-feira (20), às 10h, no Palácio República dos Palmares, a Boi de Engenho – cooperativa formada por pecuaristas alagoanos, vai receber do Poder Executivo a certificação do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA), que faz parte do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (SUASA), para exportar carne para todo o território brasileiro.
Esta será a primeira vez que o Estado receberá o selo, que significa o reconhecimento do poder público à qualidade dos estabelecimentos e dos produtos de origem animal que existem em solo alagoano e, que a partir de agora, poderão ser comercializados para todo o país. “Antes, nós poderíamos vendê-los apenas dentro do Estado. Com essa certificação, estamos qualificados para exportar, o que colocará Alagoas dentro do cenário nacional, mostrando a qualidade do seu gado e dos produtos derivados dele”, comemorou Petrônio Gomes, médico veterinário e responsável técnico da cooperativa Boi de Engenho.
Para obter essa certificação é preciso comprovar que as medidas de inspeção higiênico-sanitária e tecnológica praticadas permitem alcançar os mesmos objetivos de inspeção, fiscalização, inocuidade e qualidade dos produtos dos demais integrantes do sistema do Mapa.
Visita técnica
Pecuaristas da Boi de Engenho vão receber, na tarde desta segunda-feira (17), às 13h, na sede da indústria da cooperativa, o presidente da Adeal, Otávio Tavares, a secretária de Agricultura e Pecuária de Alagoas, Carla Dantas, a secretária de Indústria e Comércio, Caroline Laurentino de Almeida Balbino, e o superintendente da Agricultura e Pecuária, Cícero Ferreira Neto. Eles farão uma visita técnica à indústria para conhecer as suas instalações e o funcionamento do estabelecimento.
Entrega da certificação
Já na próxima quinta-feira (20), de forma pioneira, a pecuária alagoana vai receber, às 10h, no Palácio República dos Palmares, das mãos do governador Paulo Dantas, o tão esperado SISBI. Várias autoridades deverão estar presentes para prestigiar o evento, que será um marco para o setor do agro alagoano.
A Boi de Engenho é uma cooperativa formada por um grupo de pecuaristas alagoanos que se uniram com a missão produzir carne com o mais alto nível de qualidade, seguindo rígidos protocolos que visam aumentar a segurança alimentar e o bem estar animal.
Por Assessoria