Marcelo Bastos lança livro ‘Personagens da política alagoana’

Compartilhe

Na noite desta sexta-feira (7), o analista político, professor e escritor Marcelo Bastos lançou seu segundo livro, intitulado “Personagens da política alagoana”. A obra reúne mais de 90 personalidades, desde a década de 1930, como Eustáquio Gomes de Melo, que foi deputado federal, prefeito de Capela e de Maceió, até os dias atuais com JHC. O evento aconteceu às 19h, no Auditório João Sampaio, localizado no Centro Universitário Cesmac, no campus l, na Rua Cônego Machado, no bairro do Farol, em Maceió.

O autor diz que a escolha do conteúdo foi feita por época. Praticamente, todos os governadores e ex, que tiveram destaques durante esses 70 anos de história, foram contemplados. Marcelo Bastos garimpou informações, buscou peculiaridades em diversas fontes. Foram três anos de pesquisa para concluir o trabalho. Segundo ele, a missão foi árdua, porém prazerosa, explicando que, devido à lacuna existente sobre o assunto, surgiu a ideia da obra. Durante a pesquisa, Bastos percebeu que são poucas informações a respeito dos personagens da política alagoana. Na verdade, disse, não tem um livro específico a respeito do tema. “Então, pela necessidade de a gente colher essas informações tive o interesse de fazer esse trabalho de pesquisa longa”, afirmou o escritor.

O Auditório João Sampaio ficou lotado de convidados e personalidades políticas alagoanas na noite desta sexta-feira. Uma dessas personalidades foi o ex-senador e atual prefeito do município da Barra de São Miguel, Benedito de Lira.

O prefeito da Barra de São Miguel, Benedito de Lira – Foto: Rívison Batista



“Tem pessoas que escrevem e muitas vezes você não lê nem dez páginas, porque a leitura não atrai. No caso do livro do Marcelo, eu acho que vai atender a gregos e troianos, quem gosta e quem não gosta. É um fato novo na literatura alagoana. Eu estou muito feliz de estar aqui, não pelo simples fato de ele ter lembrado meu nome, mas é pela minha história política em Alagoas. São 54 anos, e não é de malandragem não. São 54 anos de trabalho. Qualquer hora dessa, eu vou conversar com Marcelo para gente sentar e colocar isso no papel”, afirmou o prefeito da Barra de São Miguel.

O ex-deputado Temóteo Correia também marcou presença no local. “É um livro muito importante. É um registro, através da longa pesquisa do nosso amigo Marcelo Bastos, que é um analista político, mas sobretudo é um historiador. Então, é um livro que é um referencial para essa geração e para as futuras, um livro completo”, afirmou.

Por Rívison Batista com assessorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *