Um dos principais motivos pelos quais o mês de junho é tão amado pelo povo nordestino é a gastronomia, especialmente por conta de um ingrediente especial: o milho. Por isso, não é de se espantar que o principal prato da identidade gastronômica de Arapiraca seja feito com ele.
Em um levantamento realizado pela Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, o cuscuz foi eleito o símbolo da gastronomia arapiraquense. A pesquisa de opinião pública foi realizada entre os dias 17 de março e 2 de maio deste ano.
Além do cuscuz, que venceu a macaxeira e o inhame no segmento de guarnição favorita, o levantamento envolveu outras categorias, de petiscos a bebidas. É válido ressaltar que, mesmo fora do segmento de guarnição, a iguaria conseguiu destaque em todas as categorias em que apareceu.
Confira o resultado completo com os três itens mais votados:
Guarnição
1º – Cuscuz (66,8% dos votos)2º – Macaxeira (20,8% do votos)3º – Inhame (7,6% dos votos)
Prato principal
1º – Galinha caipira (47,7% dos votos)2º – Buchada (22% do votos)3º – Peixe frito (13,6% dos votos)
Petisco
1º – Caldinho (45,7% dos votos)2º – Espetinho (31,6% do votos)3º – Tripinha (9,3% dos votos)
Comida típica
1º – Mungunzá (32,5% dos votos)2º – Milho cozido (30,6% do votos)3º – Bolos (23,9% dos votos)
Bebidas
1º – Cerveja (40,5% dos votos)2º – Caldo de cana (32,1% do votos)3º – Cachaça (15,3% dos votos)
Grande parceria
A confirmação do favoritismo do prato não poderia ter chegado em um momento mais oportuno: o São João de Arapiraca. Um dos patrocinadores do megaevento é o Grupo Coringa, que começou a trabalhar com o produto lá em meados da década de 70.
Por Assessoria