Com o objetivo de conscientizar a população sobre o preparo das tradicionais fogueiras e a emissão sonora no período junino, a Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo de Maceió (Semurb) realizou a Operação Fogueira nos bairros do litoral Norte, na segunda-feira (12).
Para atender as recomendações, as fogueiras devem ter no máximo um metro de altura por um metro de largura, não podem estar embaixo da fiação elétrica e não podem ser produzidas com madeiras de mangue ou qualquer outra espécie em risco de extinção.
Já para a emissão sonora, os limites variam de acordo com a situação. Para os arraiais, a altura máxima do volume sonoro é 85 decibéis, enquanto para festas de bairros com bandas, o limite é 90 decibéis. As recomendações seguem o Termo de Ajuste de Conduta (TAC).
A Operação Fogueira deve acontecer ainda nos próximos dias 24 e 28 de junho, enquanto as fiscalizações referentes à poluição sonora seguem normalmente.
As denúncias para quem descumprir as recomendações podem ser feitas pelo email coord.fiscalizacaoambiental@sedet.maceio.al.gov.br.
Por Ascom Semurb