Médico alagoano é homenageado em congresso brasileiro que termina neste sábado

Compartilhe

O 49º Congresso da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular (SBCCV) se encerra neste sábado (27), em Maceió, com discussões relacionadas a transplante cardíaco, cirurgia de ponte safena e procedimentos minimamente invasivos para tratar obstruções coronarianas.

Na sexta-feira (26), primeiro dia, o evento foi marcado por aulas ministradas por pesquisadores de vários estados brasileiros, relatos de experiências em consultórios e centros cirúrgicos, atualizações tecnológicas e avanços no tratamento de válvulas e arritmias cardíacas.

Homenagem

Também foi realizada reunião da diretoria da SBCCV, com seus membros de várias localidades do país, e nela foi homenageado o cirurgião cardiovascular alagoano Dr. Wanderley, por sua contribuição ao desenvolvimento da cirurgia cardiopediátrica brasileira.

A homenagem foi conduzida pelo presidente do Departamento de Cirurgia Cardiopediátrica da SBCCV. Professor Pedro Salerno, especialista da Universidade Católica de Pernambuco, que fez a entrega do diploma ao cirurgião alagoano.

O congresso, que reúne mais de 300 participantes no Centro de Convenções de Maceió, sequenciou diversos eventos na área de cardiologia nos últimos dias. Destaque para a entrega do Serviço de Hemodinâmica do Hospital do Coração Alagoano pelo governador Paulo Dantas, na quinta-feira (25).

Na mesma solenidade também foi inaugurado o Memorial Professor Adib Jatene, no hospital, reunindo acervo relacionado à vida e obra do ex-ministro da Saúde e cirurgião de renome mundial.

Por fim, na sequência foi empossada a nova diretoria da Academia Brasileira de Cirurgia Cardiovascular (ABCC). A entidade era presidida pelo Dr. Wanderley, que transmitiu o cargo ao cirurgião cardiovascular Enio Buffolo (SP).

Antes, no período da manhã ainda da quinta, por indicação do Dr. Wanderley e aprovação unânime da Assembleia Legislativa de Alagoas, foi concedido título de cidadania alagoana aos cirurgiões cardiovasculares Fábio Jatene (SP) e Fernando Lucchese (RS), do Incor e Santa Casa de Porto Alegre, respectivamente.

Ambos firmaram parceria de suas instituições com o Hospital do Coração Alagoano e conduzirão formação técnica de cirurgiões alagoanos e atualização científica a todos cardiologistas, além de apoio no tratamento de pacientes.

Capital da cardiologia – Anfitrião dos participantes, Dr. Wanderley destacou o sucesso dos eventos que tornaram Maceió a capital brasileira da cardiologia durante a semana.

“Foram ganhos extraordinários para todos nós”, disse ele, destacando o apoio do governador Paulo Dantas na estruturação do serviço de hemodinâmica e do Memorial Professor Adib Jatene.

O intercâmbio de experiências, conhecimentos e apresentação dos últimos avanços científicos foram contabilizados por ele como “saldo muito positivo” do congresso. “Em todas essas circunstâncias, os ganhos são de todos com o aperfeiçoamento técnico dos profissionais e dos tratamentos de pacientes”, acrescentou o alagoano.

Por Assessoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *