A prefeita de Lagoa da Canoa, Tainá Veiga (PP), já tem uma possível sucessora: a atual secretária de Assistência Social, Edilza Alves (PL). Mesmo com a popularidade em baixa junto ao eleitorado, Tainá busca apoiar um nome forte para enfrentar o ex-deputado estadual, Jairzinho Lira (PSD), na disputa da Prefeitura de Lagoa da Canoa.
Vale ressaltar que Edilza Alves já foi uma aliada do ex-parlamentar.
Palanques opostos
Fontes canoenses comentam que Edilza Alves (PL) é apontada como a favorita da prefeita, mesmo que em eleições anteriores as duas tenham subido em palanques opostos. A secretária de Assistência Social também foi vereadora por três mandatos e é esposa do ex-vereador Elialdo Alves,
Alianças politicas
Numa corrida contra o tempo, Tainá tenta fechar acordo com ex-aliados de Jairzinho, e tenta se fortalecer no município. O ex-deputado estadual também fecha alianças com as lideranças descontentes com a atual gestão, como é o caso do vice-prefeito de Lagoa da Canoa, o médico José Alberto, que decidiu abandonar o barco da gestora municipal.
Combate à violência
Na segunda-feira, 24, a secretária da Primeira Infância (Secria), Paula Dantas, participou de uma reunião com a Associação dos Municípios de Alagoa (AMA), para discutir sobre medidas de combate à violência infantil.
Um pacto de enfrentamento foi firmado com os prefeitos, secretários municipais de Assistência Social e da Mulher e com a secretária de Estado da Mulher e Direitos Humanos (Semudh), Maria José da Silva.
Desenvolvimento cognitivo
De acordo com a secretária, que também é médica, é fundamental investir na primeira infância, ou seja, da gestação até os 6 anos de idade, para o desenvolvimento cognitivo das crianças. Paula ressaltou que as consequências serão refletidas por toda vida do indivíduo.
Ações de prevenções
A proposta da reunião da AMA reforça o foco da Secria, que vem se reunindo periodicamente com gestores municipais, estaduais, da sociedade civil e de outros poderes, a exemplo do Judiciário, a fim de complementar ações que venham a beneficiar a primeira infância.
Avanços no SUS
Primeiro lugar no Congresso das Secretarias Municipais de Saúde (Cosems/AL), ocorrido na semana passada, na cidade de Piranhas, a experiência exitosa ” Incríveis Avanços no SUS: Planejamento Reprodutivo com Inserção do DIU em Mulheres Vivendo com HIV”, de autoria da enfermeira CTA/SAE Aruska Magalhães, da Secretaria de Saúde de Arapiraca, vai representar o Estado de Alagoas, no próximo mês de julho, em Goiás, na etapa nacional da Mostra Brasil Aqui Tem SUS.
Etapa nacional
Na etapa estadual, Arapiraca apresentou cinco trabalhos que concorreram entre 177 experiências de todos os municípios alagoanos.
Agora, para a etapa nacional, em Goiás, além de Arapiraca, mais oito experiências exitosas alagoanas também foram selecionadas para o evento.
Classificação dos municípios
A etapa estadual do Cosems/AL teve Arapiraca em primeiro lugar, 2⁰ Coruripe, 3⁰ Teotônio Vilela, 4⁰ Santana do Ipanema, 5⁰ Belém, 6⁰ Feira Grande, 7⁰ Pilar, 8⁰ Maragogi e Batalha na 9ª colocação.
A classificação dos 10 municípios cujos trabalhos do ImunizaSUS também irão concorrer à fase nacional são Marechal Deodoro (1ª Região de Saúde), São Luís do Quitunde (2ª RS), Jundiá (3ª), Quebrangulo (4ª), Roteiro (5ª), Coruripe (6ª), Craíbas (7ª), Maribondo (8ª), Olho d’Água das Flores (9ª) e Piranhas (10ª). (Com Assessoria).
1º Festival do Camarão
Arapiraca é referência na produção de camarões em todo o estado de Alagoas. A atividade é fortemente incentivada pela Prefeitura de Arapiraca, tendo em vista que mobiliza o setor produtivo, turístico e econômico da cidade. Pensando nesse protagonismo, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, realiza, nos dias 27 e 28 de abril, o 1º Festival do Camarão de Arapiraca.
Parceria importante
O evento acontecerá no Empresarial Luiz Alfredo, localizado na Avenida Deputada Ceci Cunha, 641, Novo Horizonte, das 17h às 22h. O Festival é realizado em parceria com o Sebrae e conta com o apoio da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Associação dos Criadores de Camarão de Alagoas (ACCAL) e Camal Soluções Aquícolas.
… O presidente do ASA, Rogério Siqueira, confirmou na tarde de segunda-feira, 24, a dispensa de cinco jogadores de seu atual elenco.
… Foram dispensados do elenco Alvinegro os laterais Lázaro, Wendell e Alanderson, o meia Bruninho e o atacante Chuck. Os jogadores conversaram com a direção Alvinegra e encerraram seus vínculos com o clube.
… O ASA estreia na Série D contra o Jacuipense, em Riachão do Jacuípe, no interior da Bahia. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) deve confirmar nos próximos dias a data de estreia do clube na competição.