O governador de Alagoas, Paulo Dantas, divulgou um plano de ação para combater a violência nas escolas, após uma série de informações sobre possíveis ameaças de ataques.
As medidas incluem o fortalecimento da Ronda Escolar, visitas às escolas públicas e privadas do estado, criação de um núcleo de inteligência de segurança escolar e reuniões diárias sobre segurança nas escolas.
“Não podemos permitir que essa violência chegue nas escolas e essa é uma obrigação de todos. Secretaria de Educação, Secretaria de Segurança, pais, mães, da família como um todo”.
O governador pediu que a população evite espalhar notícias falsas sobre o assunto.
“Quero também fazer um apelo a todos vocês: não espalhem fake news, não compartilhem conteúdos duvidosos e nos ajude a cuidar das nossas crianças e adolescentes”.
Ameaças desse tipo podem ser e devem ser denunciadas ao canal Escola Segura, criado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, em parceria com SaferNet Brasil.
As informações enviadas ao canal serão mantidas sob sigilo e não há identificação do denunciante.
Acesse o site para fazer uma denúncia.
Em caso de emergência, a orientação é ligar para o 190 ou para a delegacia de polícia mais próxima.
Em Alagoas, a Delegacia de Crimes Cibernéticos atende pelo número 3315 – 2612.
A lista completa dos números da delegacias da capital e do interior, você confere clicando aqui.
Nos últimos sete dias, a polícia identificou 15 adolescentes responsáveis por perfis nas redes sociais que postaram mensagens e vídeos ameaçadores às escolas de Maceió e do interior, e todos confessaram ser os autores das ameaças.
Por Éassim