Após uma solicitação do delegado de Penedo, Rômulo Santana Andrade, nesta quarta-feira, 12, agentes da Delegacia Regional de Penedo participam de um curso voltado ao combate de crimes cibernéticos, ofertado pela Divisão Especial de Investigação e Capturas (Deic).
Em entrevista para uma emissora local, o delegado explicou que, após o curso, os policiais de Penedo estarão aptos a conduzir essas investigações, que são mais complexas, até chegar às pessoas que utilizam a internet, principalmente as redes sociais, para cometer os mais diferentes crimes.
Apoio da Deic
Ainda de acordo com Rômulo, os policiais estavam precisando desta preparação para combater crimes cibernéticos no município.
“Nós percebemos que havia uma grande deficiência em Penedo no combate aos crimes cibernéticos. Para reverter isso, tomamos a iniciativa de preparar nossos policiais para que eles possam atuar nesses casos, e conseguimos o apoio da Deic. São muitos ataques, racismo e ameaças nas redes sociais. Inclusive, na próxima semana estaremos começando a indiciar algumas pessoas pela prática desses crimes”, disse o delegado.
Serão monitorados
O delegado fez um alerta importante, segundo ele, o erro grande de algumas pessoas é acreditar que a internet é terra sem lei e com isso confundir liberdade de expressão com liberdade para cometer crimes e atacar as pessoas.
Rômulo falou também sobre as ameaças de ataques a escolas, onde perfis anônimos estão compartilhando mensagens de um suposto massacre. O delegado afirmou que essa questão é uma grande prioridade, ressaltando que com esse curso, penedenses que propagam discurso de ódio no ambiente escolar passarão a ser constantemente monitorados.
No entanto, o delegado não disse que há ameaça de ataque a escolas de Penedo.
População em pânico
Uma série de casos de supostos massacres nas escolas estão causando pânico na população de muitas cidades de Alagoas. Vídeos e fotos estão sendo compartilhados nas redes sociais por perfis anônimos. Desta vez, um adolescente de 15 anos foi encaminhado à delegacia de Batalha, depois de ter sido encontrado com bilhete que continha mensagem de massacre à Escola Sagrada Família, no município de Maravilha, no Sertão de Alagoas. O caso foi registrado na segunda-feira,10.
Suposto massacre
De acordo com informações, uma guarnição do 7º Batalhão de Polícia Militar (7º BPM) conduziu o rapaz, após ter recebido informações de que ele estaria planejando um massacre à escola. No bilhete estava escrito “Massacre 10-04-2023. Se preparem, hahahaha”. Os policiais encontraram com o adolescente, um facão e um simulacro de arma de fogo feito de papelão. Na delegacia, ele relatou que teria encontrado o bilhete no banheiro da escola, na última quinta-feira, 7, e que resolveu guardar.
Desejo de vingança
O jovem relatou para polícia que já usou maconha e que possuía a réplica de uma arma em formato de papelão, porque almeja possuir uma arma de fogo no futuro para vingar a morte do irmão, que foi assassinato por dívida com traficantes. Ele disse, ainda que o facão pertence ao pai e que nunca usou.
A mãe do adolescente também prestou depoimento na delegacia e afirmou que o filho sofre de surtos psicóticos e que é comum ele demonstrar comportamento agressivo. Ela confirmou que ele já usou maconha e que ele diz querer se vingar da morte do irmão.
Investimentos em saneamento
A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), a Companhia de Saneamento de Alagoas e a empresa e a empresa Águas do Sertão assinaram um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) que beneficia as captações de água operadas pela Companhia para abastecer 31 cidades do Agreste, Bacia Leiteira, Sertão e região Serrana.
Distribuição de água
O TAC, com validade de seis anos, foi assinado pelo gestor da Semarh, Gino César; pelo presidenta da Casal, Luiz Neto; e pelo diretor-presidente da Águas do Sertão, Antônio Hércules Neto; consolidando os esforços para dar garantias aos investimentos em saneamento e distribuição de água. O TAC é a materialização da segurança jurídica necessária para as duas empresas, estendendo o prazo para a regularização das outorgas da Casal e da Águas do Sertão.
Segurança jurídica
“Estamos nos esforçando para garantir saneamento e distribuição de água para Alagoas. Este TCA é mais uma consolidação da nossa dedicação em servir o povo alagoano. Além de darmos segurança jurídica para que investimentos sejam feitos, a contrapartida da Casal e da Águas do Sertão nos garante uma ação mais célere em benefício da nossa gente”, afirmou o secretário Gino César.
… Pelo 26° ano, a população de Girau do Ponciano e cidades vizinhas puderam acompanhar o espetáculo da Paixão de Cristo, o qual é realizado desde 1996, quando iniciou na Praça Governador Luiz Cavalcante, em frente a Igreja Matriz, sendo que desde o ano 2000 passou a ser realizada no Morro Santa Cruz da Boa Vista.
… Montada e organizada pela associação Atract Arts com o apoio da Prefeitura de Girau do Ponciano, a encenação teatral representa os principais eventos da vida de Jesus na Terra, a partir do momento do batismo nas águas até a ressurreição, passando pela tentação, Santa Ceia, prisão e crucificação.
… O espetáculo da Paixão de Cristo conta com mais de 100 envolvidos, desde costureiras, coreógrafos, artesãos, atores e atrizes, todos de Girau do Ponciano, o que de certo modo movimenta a economia local.