Atendendo ao requerimento da deputada Fátima Canuto (MDB), a Assembleia Legislativa realizou nesta segunda-feira, 10, uma sessão solene para outorgar a Comenda Lêdo Ivo à pintora alagoana Tânia de Maya Pedrosa. “Não há como falar sobre preservação da cultura alagoana sem citar, exaltar e homenagear Tânia, detentora de um dos maiores acervos privados de arte popular de Alagoas. Ela passou anos de sua vida percorrendo o Estado em busca constante pela arte em suas mais diversas formas, valorizando o nosso artesanato e levantando os grandes artistas de nossa terra”, destacou a autora da proposição.
A deputada disse ainda que além da notoriedade pela dedicação à arte alagoana, a homenageada valoriza e constrói pontes para o crescimento da cultura alagoana. “Para mim, Tânia também é uma referência como mulher. Mãe de dois filhos, ela teve a coragem de buscar sua liberdade, de transformar sonho em vida, se tornando uma grande inspiração para todos nós. Como sobrinha, mulher, deputada e apaixonada por suas telas, sinto-me extremamente honrada em ter essa oportunidade de prestar tão merecida homenagem”.
A homenageada, bastante emocionado, disse que a honraria que lhe foi entregue tem um sentido especial e dividiu a comenda com todos os artistas alagoanos. “Eu fico muito feliz em receber a homenagem nesta Casa e quero dedicar essa comenda, que leva o nome do grande romancista da literatura brasileira, a todos os artistas populares de Alagoas. Quando criança, iniciei, por influência de minha mãe, estudando música clássica e, com o passar do tempo, enveredei para outras culturas. Posteriormente iniciei a minha coleção com esculturas, cerâmicas e quadros meus e de vários artistas”, ressaltou.
Tânia de Maya Pedrosa afirmou que trabalha com a cultura popular há mais de 50 anos, principalmente nos Estados de Pernambuco e Alagoas. “Quero agradecer a Assembleia Legislativa pela homenagem e, em especial, a deputada Fátima Canuto. Hoje eu me lembro dos momentos percorrendo as cidades do interior de Alagoas, sítios e vilas onde encontro artistas que são excelentes, mas que infelizmente ainda estão no anonimato. É pra todos eles que dedico esta honraria”, concluiu.
A deputada Rose Davino (PP) destacou a importância de Tânia para o desenvolvimento da cultura alagoana e disse estar bastante emocionada em participar do evento. “O que mais me chama a atenção é o dom maravilhoso que ela tem para cultura. Em suas telas vemos sua essência, a história de suas experiências e viagens pelo interior alagoano. Tânia é uma referência e inspiração para todos nós”, destacou.
Compareceram ainda à sessão o mestre em antropologia Bruno Cavalcanti, que prestou uma homenagem a Tânia de Maya Pedrosa; o diretor da Confederação Nacional da Indústria, Sérgio Moreira; o pró-reitor da Ufal, professor César Nonato; representantes da cultura e da arte de Alagoas, professores universitários e familiares da homenageada.
Premiações
Prêmio Aquisição Bienal Naïfs do Brasil 1998, Sesc SP; Prêmio Destaque Bienal Naïfs do Brasil 2000, Sesc SP; Prêmio Aquisição Bienal Naïfs do Brasil 2006, Sesc SP; Prêmio Menção Especial, Bienal Naïfs do Brasil 2014, Sesc SP; Comenda Ordem do Mérito Ministro Silvério Fernandes de Araújo Jorge 2007, Tribunal Regional do Trabalho; Comenda do Mérito dos Palmares 2014, Governo do Estado de Alagoas; Comenda Nise da Silveira 2015, Governo do Estado de Alagoas.
Por Ascom ALE