Na manhã de ontem, o governador em exercício Ronaldo Lessa, junto a secretária de Turismo Bárbara Agra, esteve no Morro Santo da Massaranduba, local referência do turismo religioso no Agreste devido a peregrinação que ocorre durante a Semana Santa. Ronaldo Lessa veio revisitar a obra do anfiteatro que foi iniciada durante seu mandato como governador, no início dos anos 2000. O intuito é concluir a obra no governo Paulo Dantas e tornar o espaço, que já recebe a visita de centenas de fiéis durante as festividades da Páscoa, um polo do turismo religioso que permaneça durante todo o ano no Agreste alagoano. A visita aconteceu após o diálogo da Governadoria do Agreste, representada por Eli Mário Magalhães e José Macedo, para a retomada do projeto.
Representação religiosa
Para o vice-governador, o turismo religioso precisa receber o apoio do poder público, pois além da representação religiosa é uma forma de impulsionar a economia dos municípios, principalmente os que não fazem parte da área litorânea de Alagoas.
“Semana que vem, esse espaço vai estar lotado, apesar da infraestrutura não estar pronta nas condições ideais para a população vir, mas o religioso vem. O simbolismo que esse morro representa para Arapiraca e toda região, então nós estamos aqui não só para reforçar a importância de concluir essa obra, mas também de completar com outras instalações que tornem o espaço ainda mais atrativo, para ser um centro de cultura”, destacou.
Primeira partida
Na última terça-feira, 28, o 3º Batalhão da Polícia Militar se reuniu com comandantes de Batalhões do Comando do Policiamento da Área II, com objetivo de definir estratégias de segurança para a primeira partida da final do Campeonato Alagoano entre ASA e CRB, no estádio Coaracy da Mata Fonseca, em Arapiraca, neste sábado, 1.
Segurança dos torcedores
Mais de 200 PMs irão trabalhar para garantir a segurança dos torcedores e dos times. A estimativa é de o público da partida seja de 8 mil pessoas.
O 3º Batalhão da Polícia Militar pretende evitar situações como a do último domingo, 27, quando torcedores do CSA invadiram um hotel em Arapiraca e intimidaram jogadores e a comissão técnica após a derrota para o ASA.
Denunciou a creche
A mãe de uma criança especial de três anos registrou um Boletim de Ocorrência na quarta-feira, 29, denunciando ter sido vítima de omissão e coação, pela direção da creche municipal onde a filha estuda.
De acordo com ela, a filha e outra criança, também de três anos, foram encontradas sozinhas e sem roupas, em cima de um colchão, dentro de uma sala utilizada como suporte para funcionários da creche.
Boletim de Ocorrência
O fato aconteceu na manhã do dia 21 deste mês, em uma creche localizada no município de Taquarana, conforme o Boletim de Ocorrência registrado na quarta-feira, pela mãe da menina, no 72º Distrito Policial da cidade.
Ainda de acordo com a mãe da criança, ela só tomou conhecimento do ocorrido alguns dias depois, quando um dos porteiros da creche – que consta como testemunha no BO – decidiu lhe contar.
Relato da testemunha
Segundo o relato da testemunha, as crianças que estavam sob os cuidados da creche “desapareceram” e, após algum tempo de buscas, das quais participou, foram encontradas deitadas, sem roupas, em um colchão velho, dentro de uma sala utilizada como suporte por funcionários.
Prazo de 15 dias
Apesar de o juiz da 4ª Vara Cível de Arapiraca Carlos Bruno ter reconhecido a legalidade da reeleição do vereador Thiago ML à presidência da Câmara de Arapiraca, para o biênio de 2023/2024, em decisão tomada na terça-feira, 28, a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Rosa Weber quer saber da Câmara de Vereadores da cidade, em um prazo de 15 dias, como está o andamento do mandado de segurança que foi impetrado e provocou a celeuma jurídica.
Ação judicial
Como uma possível busca de ampla defesa, a decisão de Rosa Weber deve evitar que outra ação judicial possa surgir e assim provocar um novo processo. De acordo com a ministra do STF, que ao consultar o site do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ-AL) tomou conhecimento de que a decisão do juiz da 4ª Vara Cível de Arapiraca Carlos Bruno deferiu em partes os pedidos de tutela provisória de urgência formulados pela Câmara Municipal de Arapiraca.
Mandado de segurança
Ainda de acordo com Rosa Weber, entende-se que apesar da decisão ter suspendido os efeitos da sessão realizada no dia 14/08/2021, bem como da eleição da Mesa Diretora dela decorrente, convocada através do edital nº. 01/2021, e ter reconhecido a legitimidade da Mesa Diretora eleita no dia 01/02/2023, convocada através do edital nº. 02/2023, para condução da Câmara Municipal de Arapiraca, estaria somente faltando a informação da medida sobre o mandado de segurança que tirou Thiago ML da presidência da Casa. (Com Marcelo Alves).
… A Prefeitura de Girau do Ponciano, por meio da Associação Cultural Atract Arts e da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, realizará nos dias 07 e 09 de abril o espetáculo da Paixão de Cristo, no Morro Santa Cruz da Boa Vista, a partir das 19 horas.
… Encenada há mais de 20 anos em Girau do Ponciano, a Paixão de Cristo já é uma tradição na Semana Santa da cidade.
… Um espetáculo emocionante e envolvente, que recorda uma linda história, é o momento de refletir sobre as tentações e dores de Jesus para a salvação da humanidade.